Por que celebramos o Navaratri?(Why do we celebrate Navaratri?
Por Jyotinanda Malekzadeh
Eu vou tentar dizer o que isso significa para mim. Sinto que o Navaratri é a celebração da Mãe Divina: Todo o universo perceptível (Chandi, o Mais Elevado Significado da Deusa) e imperceptível (Chandi, Quarto capítulo), é a fonte de tudo, ou o mundo relativo e o mundo absoluto.
A Mãe pode ser descrita, mas não conhecida, podemos usar o entendimento intelectual dos pares de opostos, como no clássico exemplo do fogo e do calor . Embora intelectualmente estão divididos em duas partes, experimentamos o fogo como um todo inseparável. A Mãe é deste jeito também. Ela é HRIM: os três mundos além da manifestação, ela é a totalidade da existência. (Shiva Puja, Hriileka nyaasa) E experimentamos isso em cada respiração ainda que não saibamos que é ela quem está perto de nós.(Chandi, Rigvedoktam Devi Suktam). Portanto o Navaratri é a celebração da Mãe Divina em toda sua diversidade e como Ela nos ajuda a recuperarmos nossa essência divina por reconhecermos que não somos ninguém além dela.
Durante o Navaratri celebramos a vitória da Deusa sobre as forças da dualidade, as forças e energias que nos fazem pensar que somos separados Dela. A principal escritura, o Chandi, descreve o drama psicológico que nós passamos para realizarmos quem somos. As batalhas internas são ferozes e intermináveis, especialmente a luta com o Grande Ego, o mais sutil de todos os demônios com seu numeroso bando e seus mentores da dualidade.
Navaratri é o tempo de fazermos um rigoroso e consciente exame de nossas vidas. Por nove dias, oramos as três Deusas: Mahalaksmi, Mahakali e Mahasaraswati que empunham muitas armas para cortar os demônios, as confusões que nos levam para longe de nossa natureza divina (Chandi, Navarna Vidhi) enquanto as armas são as atitudes que assumimos, como armas de guerra, sua intenção é destruir. As Deusas somos nós mesmos buscando restabelecer nossa divindade .Durante esse auto exame temos que ser honestos conosco e esta tentativa Swamiji chama de Indra, O Governo do Puro, uma nova onda de demônios e confusões surgem, tentando obscurecer a verdade.
Apesar de toda a luta, a natureza do Navaratri é redentora, porque nos dá uma segunda chance de nos reconectarmos com nossa natureza divina. De fato, porque isso acontece 4 vezes, temos 4 chances por ano, cada uma com nove dias!
Os sábios há muito reconheceram ser inevitável o Grande Ego mostrar sua feia cabeça e também da necessidade de subjugá-lo imediatamente. Mahalaya que precede cada um dos quatro Navaratris significa a Grande Dissolução. É quando toda a criação é destruída e então recriada com a ajuda das Nove Durgas. Todo o processo de dissolução e criação nos dão uma outra chance de nos reformularmos e reformularmos o mundo a nossa volta. Cada uma das Nove Durgas é parte do processo de criação do Navaratri permitindo a construção de uma parte da criação em cada um dos Nove Dias. Primeiramente vem a Deusa da Inspiração que inicia todo o processo com uma visão de quem desejamos nos tornar. Então segue a Deusa do Sagrado Estudo que começa a modelar a nossa visão e nossos conceitos. Há uma Deusa da Prática e por aí vai. Cada um dos efeitos de Durga é cumulativo, recursivo e possivelmente seqüencial; explicado por Swamiji como estando unidas em sucessão. Cada Durga realiza uma função específica até que no final, Durga que é a Concessora de Perfeição se manifesta no nono e no décimo dia como nosso novo ser, vitorioso sobre o Grande Ego e transformado e revigorado vive tão proximamente quanto pode dentro do espírito de vida da Mãe.
Recados Para Orkut - Click Aqui! http://www.recados.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário