Questões sobre Sadhana/Puja/Canto/Homa/pranayama levantadas no nosso fórum online
(Março 2004)
1. Qual a importância de fazermos o Sadhana diário no mesmo lugar e na mesma hora todos os dias?
Quanto mais o executarmos no mesmo lugar e na mesma hora, mais fácil ele se torna pois torna-se nossa segunda natureza e depois a nossa verdadeira natureza. Primeiramente quando estamos fora, nossa mente fica engajada em várias contemplações, assim é mais difícil torná-la silente. Segundo, por que quando temos novas coisas ao redor e novos tempos, é mais difícil conseguirmos entrar no Bhava da devoção. Quando realizamos no mesmo lugar e tempo, vamos mais fundo e somos menos distraídos. Depois de algum tempo os mantras vêm a nós, ao invés de termos que memorizá-los.
2 Ás vezes quando estou cantando, sinto minha respiração se expandir e desejo ir além do ritmo original com o qual comecei a recitação. Por exemplo, posso começar com 3 versos por respiração, então experimento uma tendência de cantar mais, porém mantenho os 3 versos que eu iniciei .Devemos manter o rítmico que iniciamos? Qual a razão disso?
Existe razão para ambos, para expandir o número de versos por respiração e também para manter a consistência. Desejamos fazer ambos. Quando você é capaz de aumentar, faça isso, mas tente manter esse novo ritmo . O que desejamos evitar é sermos errantes. A consistência é a chave.
3. Quando cantamos é mais efetivo o fazermos em tom uniforme ? Faz diferença?
Quando cantamos respiramos mais. Inspiramos profundamente e pronunciamos os mantras na exalação. O tom de nosso cantar, seja musical ou não, determina a rapidez da pronuncia. Assim, quando desejamos recitar mais versos por respiração, a recitação uniforme é melhor. Quando desejamos estar entretidos ou expandir ou ambos, o tom musical é melhor.
4. Qual a importância de se conseguir a entonação perfeita uma vez que cada mestre ensina diferentemente? Tenho ouvido dizer que os mantras védicos devem ser cantados na métrica perfeita, caso contrário influências maléficas serão atraídas quando cantamos incorretamente. Como a pessoa sabe se o modo como ela aprendeu é o melhor caminho?
Primeiramente o que você faz é mais importante do que como você faz.
O ingrediente mais importante é a sua intenção. A prescrição para má pronuncia é para profissionais que desejam alterar o karma de outras pessoas com sua prece. Para estudantes que desejam se purificar e alcançar a Divindade, a intenção e esforço é mais válida que a técnica perfeita da apresentação. Considere sua própria experiência. Quando nossos filhos trazem para casa um desenho que fizeram no jardim de infância, nós não o elogiamos e colocamos o desenho na porta da geladeira? Se encorajamos tanto os nossos filhos, quanto mais não fará a Mãe Divina por nós.
Há na Índia 22 línguas maiores, com 247 dialetos reconhecidos. A pronuncia do Sânscrito é diferente em cada região. Tente vir o mais próximo possível do que seu Guru ensina, pois em qualquer lugar que você vá sempre haverá alguém que irá falar que não está correto. Mas, o julgamento deles não importa. Você irá conseguir aprovação Dela.
5. Como se pronuncia "Pa" em astraya Phat?
Como F ou PH em Philosophy .
6. Podemos começar um texto e seguir até onde for possível, parar e recomeçar daí ? No período de uma semana, por exemplo, até que o texto seja terminado?
Sim, quando somos estudantes. Ela certamente nos perdoará . Estamos tentando fazer nosso melhor. A prescrição para fazer toda a recitação em um asana é para aqueles que estão se esforçando para uma meta mais elevada. O restante de nós realizaremos na extensão de nossa capacidade e então continuamente tentaremos aumentar nossa capacidade. Isso é tapasya.
7. Tenho um Yantra do Senhor Ganesha, mas não sei como usá-lo. Não há instruções claras sobre como adorá-lo. Você poderia ajudar-me?Um Yantra é uma ferramenta para focalizar nossa atenção, e portanto deve ser adorado conforme a tradição daquele Yantra. Cada Yantra tem um viddhi individual ou mantras específicos que são usados na adoração. O Yantra Gayatri está incluído no Cosmic Puja, e é comum a todos os yantras. Entretanto a meditação e a descrição do yantra, as diferentes Deidades que se sentam nos vários ângulos e linhas do yantra, são específicas para cada yantra. Por isso adoramos o Yantra conforme nossa específica tradição, e aprendemos um conhecimento completo: o mula mantra, os vários bijas, os nyasas e a adoração do yantra para uma Deidade específica. Minha recomendação, na ausência de um Guru qualificado para dar-lhe tal instrução, é ler o Ganesh Atharvashisham do Advanced Shiva Puja, e os mantras do Ganesh Puja. Então ofereça sindhur, chandan, arroz, etc.ao yantra.
8. Posso fazer o Shiva Puja no período menstrual? Posso recitar o Chandi Path nesse período?
Sim. Na Índia antiga a idéia das mulheres não fazerem puja durante o período menstrual era devido ao fato de que para fazer o puja era necessário cortar madeira para o fogo, carregar água, executar várias tarefas que exigiam esforço. No sistema de famílias unidas, havia outros para realizarem o trabalho pesado, e durante o período menstrual era uma oportunidade maravilhosa para ficar silente por dentro e por fora. Portanto era recomendado que as mulheres nesse período se sentassem em meditação, ficando unidas com sua natureza feminina, tornando-se silentes e quietas. Hoje com nossas famílias nucleares e modernos instrumentos, o puja não mais requer atividades enérgicas. Portanto todos estão capacitados a realizar adoração todo o tempo.
9. Por favor recomende os textos /aulas mais importantes . Há uma ordem melhor para o estudo?Há três aspectos distintos em nossa prática:
1. Puja, que inclui japa e meditação.
2. Path, que é a recitação das escrituras.
3. Homa, que é a cerimônia de fogo sagrado.
Para aprender os pujas comece com : Shiva Puja para iniciantes e Durga Puja para Iniciantes. Trilhe seu caminho para os pujas intermediários como por exemplo o Hanuman Puja. Então vá para o Puja Avançado como Shiva Advanced e o Cosmic Puja. Adicione um material novo de cada livro sobre sua base regular expandindo sua adoração 15 minutos por mês.
Para aprender o Path, como recitar as escrituras, tome uma escritura e cante por um período específico todo dia. Há muitas delas para escolher: Chandi, Bhagavad Gita, Devi Gita, Guru Gita, Lalitha, Sundar Kanda - Comece com poucos capítulos e torne-se confortável com eles, então adicione mais capítulos a cada semana. Se você tomar o Chandi, por exemplo, comece com Kavaca, Argala e Kilaka e então adicione o Mais Elevado Significado, o Devi Sukta e a Chave para a Perfeição. Adicione mais a cada mês. Deixe seu sadhana crescer organicamente.
Há um Homa para iniciantes no Hanuman Puja, um Homa mais avançado no Shiva Advanced. Também há um vídeo. Comece recitando o Sahasra Namas: Shiva, Kali, Lakshmi, Vishnu, Annapurna ou Gayatri .
Á noite estude a filosofia atrás do sadhana: Kashyap Sutras, Before Becoming This (Antes de tornar-se este), Life of a Saint,(A Vida de Uma Santa), Devi Gita. Estamos trabalhando na tradução da história de Ramakrishna. Há muitas para escolher, e você pode usar também as aulas da internet . Também olhe as Histórias e artigos no nosso Web Site. Você encontrará pujas, histórias, parábolas.
10. Estou fazendo o Shiva Puja para Iniciantes, se e quando tenho vontade - posso fazer puja somente com incenso e luz e sem os outros materiais . É considerado inauspicioso não realizar o puja no modo prescrito e consequentemente é melhor não fazer? A melhor coisa é usar o material que você dispõe e dar o restante de seu coração. Qualquer puja que você oferecer a Deus certamente dará frutos.
11. Qual a diferença entre Homa e yajna?
Freqüentemente são usados como sinônimos, mas de fato há uma diferença. Homa é uma cerimônia de fogo de menor duração, e compreende um menor sankalpa. Por exemplo, se formos realizar um Sahasranama, mil nomes de um Deus ou Deusa, juntamente com os mantras , isso é um Homa.
Yajna em comparação é de maior duração e requer um sankalpa mais elaborado. Por exemplo, se formos realizar um Sahasra Chandi Yajna, lendo todo o Chandi Path diante do mesmo fogo todo dia por mil dias, junto com várias escrituras e mantras, isso será um yajna.
12.Sei que é importante ficar em um asana por um longo tempo, mas a dor é um fator que nos faz sair. Podemos sentar numa cadeira ou sofá? Podemos fazer deitado?
Tudo está o.k., qualquer sadhana que desejamos realizar. Quando falamos sobre um asana, falamos sobre o melhor. Se você não pode fazer o melhor, faça o que você pode. Não desista do Sadhana porque ele não é fácil. Quando deitado meditando, focalize na respiração.
13.O Guru e a Deusa fala sobre cantar slokas com pranayama (1:4:2, 2:8:4, etc.).Diz que a principal razão para cantar em certas métricas é para o propósito do pranayama. Qual o procedimento para anusthup chandah, desde que parece ser a métrica mais comum?
O sistema 1:4:2 se aplica na japa silente e na meditação. Quando cantamos em anustup chandah, inalamos um mantra ou o bastante para trazer o ar pelo número de slokas que você irá cantar, então você canta os slokas. Você automaticamente irá tomar a quantidade certa de ar para cantar os slokas. A verdadeira chave é manter a respiração regular durante toda a duração.
14. O uso dos termos "sankalpa", "sadhana", e "tapasya" freqüentemente me confundem. Gostaria muito de ter mais informação sobre a diferença entre eles, e o que significam.
"Sadhana" significa prática espiritual. Pode ser Puja, Path, Homa, Cantar, Dançar ou qualquer outra ação que você execute de modo disciplinado com a intenção de trazer você para mais perto da Suprema Divindade ."Sankalpa" é um voto para realizar um Sadhana por um propósito definido. Por exemplo a maioria dos Sadhus fazem um "Sankalpa" para realizar um Sadhana específico por 9 dias, 30 dias, 108 dias, 1008 dias ou por tanto tempo que sintam necessário. Começando em um dia auspicioso no calendário lunar. Tomar um Sankalpa é um modo de criar uma forte disciplina espiritual e é um caminho para conduzir a energia da vida de Sadhus. Tapasya significa, "Criar calor" e para nosso propósito significa intensificar o Sadhana.
15. Eu uso mudra como parte de minha adoração diária, mas não estou totalmente certo de seu significado.
Mudras são gestos simbólicos que demonstram uma atitude específica de respeito de acordo com os vários significados encontrados nas cerimônias de adoração. Toda vez que os dedos assumem posições apropriadas, a mente automaticamente adota a atitude correspondente. Portanto os mudras são uma técnica efetiva para trazer a mente a um estado de harmonia.
16. A maioria das escrituras descreve-se como o supremo caminho para chegar à realização. Por que é necessário ter tal declaração incluída?
Porque é a verdade, e isso ajuda na fé do praticante.
17. Qual o significado dos 1008 nomes ou 108 nomes dos Deuses e Deusas?Toda vibração na existência é um nome de Deus. E elas são no mínimo ligeiramente ou de algum modo diferentes . Assim, os Rishis meditaram em nomes específicos, indicando atributos especiais que eles desejavam descrever como intrínsecos daquela forma da Divindade. Todos esses mil nomes são encontrados nos Puranas como Shiva Purana, Padma Purana, Vishnu Purana, Devi Bhagavatam, etc. Assim nós estudamos e recitamos os nomes, qualidades, atributos e sentimentos que são particulares àquela Deidade que desejamos inculcar em nosso ser.
18. O que é Homa? Existem formas simples que podem ser realizadas por iniciantes?
Homa é uma forma abreviada de yajna, da raiz yuj- unir. A união entre o fogo divino queimando no Homa kunda e a luz da meditação queimando no ajna cakra é o yajna. Há uma versão simples de Homa no livro Hanuman Puja.
19. O que se oferece como Arghya?.
Comece com um pequeno pedaço de pano, usualmente vermelho, dobre-o um pouco, coloque nele uma flor com um pequeno caule, como uma rosa. Borrife no pano - arroz, gergelim preto, pó de sândalo, kumkum ou sindur, tulasi ou perfume, então embrulhe e amarre com uma fita ou barbante, com a flor em cima. Pode também colocar outras folhas ou flores. Pense nisso como um buquê.
20. No calendário Hindu 6 e 7 de Janeiro de 2004 estão descritos como Lua Cheia, entretanto aqui no calendário do ocidente isso só ocorrerá em um dia - 7 de janeiro. Poderia me explicar os efeitos para os ocidentais engajados em praticas orientais?
O calendário que estamos usando mostra o dia Sânscrito prevalecendo no nascer do sol no dia do calendário. Portanto a lua cheia começa no nascer do sol do dia 6 e termina após o nascer do sol do dia 7. Observe o Puja no dia 6.
21. Qual é o propósito dos Shanti mantras no Kushandika? Qual o significado literal de Kushandika?
Kushandika tem dois significados. Primeiro significa um abreviado(sanskipta) prelúdio para Homa. Que é um pequeno avahan para Agni. O segundo significado vem de Kush - brilhar, Andera - na escuridão, que refere-se a série de mantras com os quais começamos qualquer Puja: reverenciando Deuses e Deusas, lavando nossas mãos e bocas, purificando o asana e estabelecendo o Bhava apropriado para a adoração.
O propósito de nossa adoração é render nosso ego na luz da sabedoria através do serviço devotado ao Supremo. Assim tudo o que percebemos é paz, tudo o que existe é a paz, paz, paz, paz. .
OM SHATI OM
Recados Para Orkut - Click Aqui! http://www.recados.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário